Conheça as melhores métricas para acompanhar estratégia de marketing

Para que qualquer planejamento de certo, é importante que as estratégias fundamentais sejam bem desenvolvidas de modo a envolver todo o projeto

As métricas de marketing conseguem acompanhar o desenvolvimento de um domínio na internet. Na prática, ela tem como objetivo principal mostrar com clareza a funcionalidade de um site/blog mensurando os seus resultados.

Produzir o conteúdo não é a única parte importante de um marketing, afinal, acompanhar os resultados do que tem aplicado em seu site/blog é fundamental para conseguir direcionar o seus conteúdos com maior qualidade para o seu público-alvo.

Neste artigo iremos te apresentar as melhores métricas para acompanhar a sua estratégia de marketing.

Defina bem as suas métricas

Antes de escolher qualquer métrica mencionada neste texto é importante que você tenha bem definida as métricas da suas mídias.

Somente por meio da mensuração das suas mídias que você consegue calcular o progresso e desempenho das suas postagens, entendendo se elas são positivas ou não para o seu negócio digital.

 

O google é o mecanismo de busca mais usado, por isso você deve ter suas métricas bem definidas com informações relevantes.

 

Por exemplo, se um visitante procura informações sobre quanto custa um clareamento, o seu conteúdo deve ser bom o suficiente para prendê-lo.

 

Assim, você deve avaliar:

 

  • Qual o número de acessos que esse conteúdo está recebendo?
  • Qual o tempo que esse internauta fica em meu site?

 

Tendo essa visão estabelecida, as melhores métricas para ampliar o seu rankeamento digital são:

  1. Métricas de atração

Independentemente da área que você atua, se você utiliza o marketing como ferramenta de trabalho, um dos pontos principais é atrair o seu público.

 

Além disso, é preciso acompanhar o número de pessoas que chegam até os seus domínios na internet, entendendo o percurso delas no canal.

 

É muito importante que todas as informações coletadas sobre esses internautas venham a ser utilizadas de maneira inteligente, favorecendo o número de visitantes aos seus conteúdos.

 

Quando você utiliza o seu número total de visitas junto a outras métricas, é possível ver de forma mais objetiva o seu público, determinando um domínio diante de uma análise do seu número total de visitas.

 

Digamos que o seu ramo seja o odontológico e que você consiga um bom rankeamento referente a informações sobre um implante dentário, porém, as suas publicações de aparelho ortodôntico não trazem os mesmos resultados.

 

Se você calcular o número de visitas junto ao seu número de acessos em cada publicação você visualizar nitidamente a diferença de acessos entre os conteúdos.

 

Além disso, no seu número de visitantes recorrentes, é importante avaliar o que tem de diferente no seu conteúdo sobre aparelho ortodôntico, qual abordagem você está utilizando que torna ele mais ou menos atrativo.

 

Essa ferramenta não é importante apenas para comparar conteúdos, auxiliando também na visualização dos números de acessos atuais do seu site/blog, como se estão crescendo ou decrescendo.

 

Levando em consideração que sua estratégia é aumentar o número de acessos e permanência.

 

A partir dessa informação será possível buscar maneiras de melhorar os conteúdos e torná-los mais atrativos para o seus visitantes.

 

A ferramenta do Google Analytic  pode proporcionar esse recurso de mensuração.

 

Entre outras funcionalidades, ela permite  acompanhar os relatórios de forma objetiva e, assim, ter o seus resultados mensurados de forma simples e clara.

  1. Métricas de conversão

A internet é o ambiente mais amplo de informações existentes.

 

Assim, quanto mais pessoas você conseguir atrair para o seu negócio por meio dele, maiores as chances de você converter esses visitantes em futuros clientes.

 

Por isso, avaliar o seu total de conversões e a evolução no funil de vendas pode te dar um norte de como converter mais Leads.

Taxa de conversão

É o primeiro objetivo de qualquer campanha de marketing, justamente por isso é uma das métricas mais importantes de serem acompanhadas.

 

A ferramenta do Google Analytics  também consegue auxiliar nessa análise, acompanhando o seu alcance e separando os pontos de conversão do seu site observando-os de forma individual.

Taxa de conversão de funil

Você consegue gerenciar melhor as suas estratégias de marketing, conduzindo seus clientes de maneira eficiente para adquirir o seus produtos e serviços.

 

Por mais que você atenda um único ramo, não existe um único perfil de cliente (apesar de podermos representá-lo assim em algumas estratégias).

 

Justamente por isso que você deve estar atento, pois o problema pode estar concentrado na sua etapa de funil.

 

O funil nada mais é do que um diagnóstico para separar e determinar a melhor estratégia para conquistar/converter o seu internauta de acordo com a interação dele, desde a fase de acesso até a compra do produto.

 

Com um acompanhamento nos registros de acesso, em todas as etapas – como acesso ou compras diárias – você consegue avaliar os resultados, qualificando de maneira eficiente cada etapa do seu funil e seus leads.

 

Por exemplo, o que acontece quando o seu internauta acessa o seu conteúdo sobre extração de dente? Ele procura o seus serviços? Fica com alguma dúvida? Você possui um grande número de comentários com perguntas sobre o assunto?

 

É importante que tudo seja avaliado para qualificar o seu conteúdo, construindo um fundo de funil mais direcionado a efetivar as ações para os potenciais clientes.

A taxa de cliques

É uma forma de medir o sucesso das suas campanhas através do uso de e-mail marketing ou anúncios pagos.

 

Na ferramenta de e-mail marketing, por exemplo, você consegue visualizar o comparativo de pessoas que recebem o seu conteúdo por e-mail e a relação daqueles que realmente abrem e/ou interagem com um conteúdo.

Ou seja, de 100 pessoas que você encaminhar o e-mail, você consegue visualizar qual a taxa daquelas que abriram e as que clicaram no link adicionado.

Com ferramentas de anúncios pagos, há muitas estratégias em que se estabelece o valor, enquanto em outras o custo é determinado pela quantidade de cliques.

Colocando essas métricas em prática você conseguirá descobrir se a sua empresa está entregando um bom resultado no mundo virtual, tendo uma visão mais crítica do seu próprio negócio.

Fazer o uso das métricas de receita também podem trazer um acompanhamento muito mais abrangente, construindo uma boa relação, mesmo depois daquele simples internauta se tornar o seu cliente.

Utilizando essas métricas você consegue observar os seus esforços com mais precisão, fazendo com que o seu site seja melhor rankeado cada dia.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Clínica Ideal.

Deixe um comentário