4 DICAS PARA MELHORAR O ATENDIMENTO A CLIENTES COM TREINAMENTOS ONLINE

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Treinamentos online

COMO MELHORAR O ATENDIMENTO PRESTADO AO CLIENTE A PARTIR DE TREINAMENTOS ONLINE

Você consegue imaginar como a oferta de treinamentos online aos seus colaboradores sobre melhorias no processo de atendimento a clientes podem beneficiar a sua empresa como um todo e aprimorar a educação corporativa?

Venho recebendo muitos contatos de pessoas com problemas a respeito de dúvidas que os seus clientes possuem a respeito dos seus serviços aliadas às dificuldades que o atendimento ao cliente encontram para solucionar esses casos. Essas pessoas que falam comigo, por sua vez, encontram muitas dificuldades em minimizar esse obstáculo.

Se você se encaixa nesse contexto, saiba que oferecer treinamentos onlinepode ser um grande aliado nesse processo. E eu vou te explicar como!

Nesse sentido, é interessante dizer aqui que a qualidade do serviço que a sua empresa presta ao seu cliente tem o potencial de fazer com que o seu negócio alcance um grande sucesso muito grande ou ainda venha a cair em decadência, visto os problemas que isso pode acarretar.

A partir de uma experiência negativa com a sua marca ou empresa, seus clientes podem começar a falar mal de você, estimular um boca a boca negativo, expor suas experiências ruins nas redes sociais e fazer com que os índices de reclamações fiquem altíssimos, gerando diversos tipos de problemas.

Por outro lado, uma experiência positiva com o seu negócio gera um alto valor agregado, visto que pode impulsionar suas vendas, aumentar o nível de fidelização dos seus clientes, além de garantir o sucesso de sua empresa como um todo, correto?

O grande problema que venho ao encontro neste artigo, por sua vez, é que existe um grande desafio para as empresas de um modo geral em gerir clientes insatisfeitos e infelizes com o seu negócio ou serviço, alguns inclusive se passando por haters.

Neste contexto, é de suma importância que a sua equipe de atendimento ao ciente tenha total habilidade e se valha de todo o tipo de ajuda que exista para atuar em cima de situações extremas de insatisfação e complicação da maneira mais eficiente possível.

Felizmente, é possível sim que você ofereça todos os recursos e ferramentas que a sua equipe necessita para atuar em cima das questões aqui citadas. Para tal, você pode se valer disso através do desenvolvimento de um programa efetivo de treinamentos online para atendimento ao cliente.

#1: USE CENÁRIOS RAMIFICADOS PARA MELHORAR AS INTERAÇÕES COM CLIENTES

Cenários ramificados oferecem aos seus colaboradores a oportunidade única de se envolver com clientes virtuais em um ambiente de treinamentos online de apoio a partir de diversas perspectivas distintas.

Aqui, em um ambiente virtual de aprendizagem, proporcionado por uma plataforma para  treinamentos online, as escolhas feitas pelos colaboradores levam a algumas consequências, podendo essas serem positivas ou negativas, que de fato repercutem situações diversas no mundo real.

Como exemplo, podemos citar o caso de algum colaborador que lidar de maneira incorreta com alguma reclamação de algum cliente em específico. Neste caso, se isso acontecer, feedbacks são enviados de forma imediata e o colaborador poderá modificar o seu comportamento e o seu discurso para atender o cliente de maneira correta e eficiente.

Para desenvolver cenários ramificados de forma eficaz, faz-se necessário garantir que cada elemento seja realista e relacionável. Isso inclui as imagens, o diálogo e escolhas em geral. De fato, você vai querer incluir uma variedade de situações que os colaboradores encontram em uma base regular para simular da maneira bastante real os cenários existentes.

Isso oferece a você a possibilidade e oportunidade de experimentar diferentes abordagens de resolução de problemas para superar os desafios comuns que os seus colaboradores enfrentam nesse caso.

#2: UTILIZE SIMULAÇÕES PARA DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

As simulações podem aprimorar as habilidades de escuta ativa da equipe de atendimento e fazê-los atuar de forma mais compreensiva possível com os seus clientes, minimizando possíveis problemas que você possa encontrar.

As habilidades do profissional de atendimento ao cliente, por sua vez, são difíceis de se avaliar, justamente porque não podem ser medidas por avaliações tradicionais ou ensinado por meio de módulos baseados em textos diversos.

Para que os profissionais de atendimento ao cliente construam suas habilidades de forma efetiva, eles devem ser capazes de aplicá-las e colocá-las em prática e, neste caso, as simulações são consideradas ideais para esta finalidade.

Como bônus adicional, as simulações também permitem experimentar as ferramentas, recursos e equipamentos que o profissional de atendimento ao cliente utilizará no seu dia a dia. Eles podem, e devem, inclusive, ter um passo a passo a ser seguido, o que reduz os erros em um ambiente de trabalho.

#3: OFEREÇA UM TUTORIAL PARA OS TREINAMENTOS ONLINE

Sem sombra de dúvidas, vai chegar um momento em que a sua equipe de atendimento irá demandar materiais ou tutoriais sobre os treinamentos online em que os mesmos estarão inseridos, como um manual ou orientações gerais.

Tutoriais online dão a um colaborador a oportunidade de acessar esses conteúdos a qualquer momento que lhe é demandado ou necessitado a partir de informações que os ajudarão a tornarem seus trabalhos mais eficientes.

Em vez de ter que esperar até a próxima aula dos treinamentos online, além disso, eles têm o poder de acessar um tutorial de treinamentos online e atuar em cima de suas habilidades e ter um maior  domínio sobre determinada tarefa em especial.

Sobre esses tutoriais online, estes devem ser o quão menor possível, visto que os colaboradores demandam informações específicas que eles precisam absorver de forma rápida e convenientemente.

Pense sempre que esses tutoriais precisam ser acessíveis a todos os envolvidos e muitas vezes os mesmo estarão o utilizando enquanto eles estão no meio conversa com um cliente, por isso a importância do mesmo ser direto e específico em suas respostas.

#4: MANTENHA SUA EQUIPE ATUALIZADA COM SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS

É normal que muitas empresas integrem módulos de treinamentos online a respeito do conhecimento de produtos e serviços em seu programa de treinamento com a equipe de vendas.

No entanto, treinamentos online de atendimento ao cliente também devem incluir uma boa dose de conhecimento do produto, tais como as características, especificações e vantagens para o cliente de cada produto ou serviço que você oferece para ele.

Isto é devido ao fato de que sua equipe de atendimento ao cliente muitas vezes vai aconselhar os clientes e ajudá-los a tomar uma decisão mais bem elaborada. Eles também são responsáveis por oferecer produtos alternativos, caso algo está fora de estoque, ou ainda se um cliente estava insatisfeito com sua compra original.

Deste modo, em suma, é de extrema importância que a sua equipe de atendimento ao cliente tenha total conhecimento de todos os produtos e serviços de sua empresa com o intuito de ajudar seus clientes da forma mais eficiente e dinâmica possível.


Enfim, espero que você tenha conseguido entender com este artigo um pouco melhor sobre como você pode utilizar treinamentos online para melhorar o processo de atendimento a clientes realizados pela sua equipe.

Aqui, mostrei o quão é importante treinar de forma eficiente sua equipe de atendimento com o intuito de prestar o melhor serviço aos seus clientes, minimizando possíveis problemas que possam ser acarretados.

Caso você tenha interesse em começar a utilizar treinamentos online em sua empresa, convido você a fazer um teste gratuito no Edools através do link:Testar o Edools grátis.

Temos a solução completa para treinamentos online com diversas possibilidades de personalização e gerenciamento para melhor aproveitar este recurso onde você conta com diversas funcionalidades para melhor treinar sua equipe.

Espero que tenha gostado do conteúdo.

Até a próxima!

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